quarta-feira, 21 de outubro de 2009


Edição de documentos HTML

Os documentos em HTML são arquivos de texto simples que podem ser criados e editados em qualquer editor de textos comum, como o Bloco de Notas do Windows, ou o TextEdit, do Macintosh. Para facilitar a produção de documentos, porém, o mercado editores HTML específicos, com recursos sofisticados, que facilitam a realização de tarefas repetitivas, inserção de objetos, elaboração de tabelas e outros recursos (Ver lista abaixo). Basicamente dividem-se em dois tipos:
• Editores de texto fonte: inserem automaticamente as etiquetas, orientando a inserção de atributos e marcações.
• Editores WYSIWYG: oferecem ambiente de edição com um "esboço" resultado final das marcações.

Hiperligações

Uma propriedade importante dos documentos HTML é a possibilidade de fazer hiperligações. Para isso usa-se a etiqueta (do inglês, anchor). Esta tem os atributos: href que define o alvo da hiperligação (que pode ser uma página de Internet, uma parte da mesma página ou um endereço de email) ou name que define um alvo nessa página (a onde se pode fazer uma hiperligação usando a etiqueta a com o atributo href). Exemplos:
Clique aqui para aceder à página principal da Wikipédia em português.
texto
Em que nome e texto podem ser substituídos por o que se desejar. Depois usa-se para hiperligar a este "anchor".

Caracteres especiais e símbolos

Os caracteres especiais definem-se usando comandos que começam com & e terminam com um ;. Alguns exemplos incluem á (á), à (à), ã (ã), â (â), ä (ä) e ç (ç). Qualquer outra vogal pode ser substituída pelo a destes exemplos, incluindo maiúsculas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário